domingo, 8 de março de 2009

Possível 3a Contagem de LP.

No mapeamento de LP que postei no dia 25/02/09, identifiquei 2 contagens preferenciais designadas por Contagem 1 e Contagem 2. A validade de cada uma delas depende de o fundo da onda Primary ((4)) ter ocorrido em Outubro de 2002 ou Fevereiro de 2003, respectivamente conforme está justificado naquele post.
A evolução dos preços do dia 25/02 até hoje reforçou uma suspeita que acalento há algum tempo: a de que o Ibovespa possa estar um ciclo defasado do DJIA. Sendo assim nosso Índice poderia ainda não ter atingido o topo final correspondente às ondas Primary ((5)), Cycle V, SuperCycle (V) da GrandSuperCycle ((III)).
Essa eventualidade (que por enquanto considero de menor probabilidade) produz por consequência uma terceira contagem, também iniciada no fundo de Fevereiro de 2003. Porém, diferentemente da Contagem 2, esta contagem implica uma onda Intermediate (4) de tamanho muito desproporcional em relação à onda Intermediate (2). Apesar de estranho e aparentemente fora das regras, essa situação pode mesmo acontecer sempre que uma onda 3 for muito extendida e a onda 1 for muito pequena em relação à essa onda 3 extendida. Esse tipo de ocorrência geralmente produz uma onda 5 truncada (ou "falha", conforme a designação original de R. N. Elliott).
A primeira imagem, de cima para baixo, esquematiza e exemplifica esse tipo de situação e as outras duas imagens mostram então como fica a contagem na hipótese de estarmos, de fato, nessa condição.
Na próxima postagem pretendo apresentar um update geral do Ibovespa, considerando todas as 3 contagens de LP e mostrando as subdivisões das ondas de curto prazo desde o topo da secundária de alta ocorrido em 09/02 nos 43.441 pontos.

Francisco Seixas.

domingo, 1 de março de 2009